quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Comemoração do Dia Nacional da Pessoa com Deficiencia

Para assinalar o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência – 9 Dezembro, o Departamento das Expressões Artísticas e Tecnológicas do nosso Agrupamento organizou e desenvolveu um conjunto de actividades que decorreram na semana de 6 a 10 de Dezembro.


Pegando no lema do departamento “As diferenças que nos unem”, o grupo de Educação Especial dinamizou momentos de reflexão/partilha de outras vivências dando aos alunos, que nelas participaram, uma outra visão das diferenças.

Para a sua realização, contamos com a experiência dos nossos docentes de Educação Especial, assim como de convidados que, por razões profissionais ou pela sua própria vivência, vieram contribuir para que os objectivos a que nos propusemos - sensibilizar a comunidade educativa para a problemática das diferentes deficiências – motora, sensorial, intelectual – fossem plenamente alcançados.

Como realizações tivemos:

- Uma “História de Vida”, contada na primeira pessoa, pelo David Moreira, representante da zona norte da Associação Salvador (aluno do 5º ano de Medicina da UP com tetraplegia), na sala dos alunos, seguindo-se uma gincana em cadeira de rodas, no pavilhão gimnodesportivo da escola-sede;

- Apresentação da peça de teatro “Somos”, pelos utentes da APPACDM Porto, na EB1/JI das Campinas onde também estiveram presentes as crianças do JI Vasco da Gama;

- A Terapeuta Ocupacional Juliana Ribeiro, da APPACDM Porto, fez uma exposição acerca do seu trabalho com a Deficiência Intelectual, com a participação activa dos alunos, na sala dos alunos, seguida de sessões de Jogos de dissociação de movimento/integração sensorial/regras diferenciadas, no pavilhão gimnodesportivo;

- Com a presença do Presidente da Associação de Surdos do Porto e colaboradores foram dinamizados grupos de trabalho com alunos/professores para introdução à Língua Gestual Portuguesa. Como esta actividade suscitou muito interesse nos participantes, não houve tempo para se concretizar a sensibilização ao Braille e jogos sensoriais.

Porque estas temáticas são reais, fazem parte do nosso quotidiano, é fundamental que iniciativas desta natureza se alarguem a um número cada vez maior de pessoas, com vista a uma participação mais activa na Sociedade.

O nosso agradecimento a todos os que, directa ou indirectamente, contribuíram para a concretização desta semana diferente.

Em jeito de conclusão, poderemos dizer que as actividades realizadas foram vivenciadas pelos alunos de uma forma racional, emocional e experiencial. O feedback transmitido aos outros alunos, que não estiveram presentes, mostrou a importância desta partilha evidenciado o despertar para uma consciência do outro e das particularidades de cada limitação - ex. a solução para colmatar a barreira de uma determinada deficiência é um obstáculo para outra.

Constatamos que, na abordagem à deficiência intelectual profunda, os presentes manifestaram comportamentos de inquietação, nervosismo e incómodo face à visualização dos vídeos apresentados, uma vez, que não lhes é proporcionada a convivência com estes portadores de deficiência.

A apresentação da peça de teatro pelos utentes da APPDACDM Porto foi um momento gratificante, na medida em que apesar das limitações cognitivas dos actores, estes conseguiram transmitir uma mensagem a todos os presentes – não há nada que os impeça de concretizar, viver e realizar tudo como os outros.

A empatia que se estabeleceu entre os formadores da Associação de Surdos do Porto e os alunos, a abertura ao conhecimento e a outras aprendizagens e saberes, a curiosidade e o silêncio de quem está interessado e concentrado mostrou a importância desta actividade.

É de salientar o comportamento exemplar que os nossos alunos manifestaram de respeito e de vontade de conhecer o outro, tendo adquirido mais uma competência de vida dando corpo ao lema do nosso departamento – AS DIFERENÇAS QUE NOS UNEM.

1 comentário:

  1. são as nossas DIFERENÇAS que nos unem, sem qualquer dúvida.

    ResponderEliminar