quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Texto de Opinião de uma aluna sobre a Comemoração da Senama da Deficiência

Na passada sexta-feira, dia 10 de Dezembro, eu e mais alguns colegas da minha e de outras turmas turma, tivemos a oportunidade de interagir com um grupo de pessoas com deficiências auditivas e orais.

Nessa sessão aprendemos coisas bastante interessantes e curiosas, pois aprendemos que é possível, e não é tão difícil, comunicar com eles e isso, para mim, foi o mais entusiasmante. Por um lado, porque aprendemos uma coisa nova, a língua gestual e por outro, porque tivemos o privilégio de ver o mundo, como pessoas com estas deficiências vêem.

Na minha opinião foi uma experiência muito boa, uma vez que desfrutámos de um momento de pleno silêncio, que jamais haverá nesta escola.

Esta sessão mexeu muito comigo, talvez por ser uma realidade e um modo de vida que está tão perto de nós e que nós muitas vezes não damos valor. Nunca tinha visto a realidade destas pessoas, pois para elas deve ser muito complicado interagir com pessoas que não sabem como comunicar com eles. Mas ao ver aqueles cinco homens tão descontraídos e animados, a dar a conhecer a sua forma de viver a crianças, por puro e simples gosto e vontade, notei que se cada um de nós quisesses, perceberíamos muito melhor a vida deles e as dificuldades deles, teríamos uma postura diferente para com estas pessoas e melhoraríamos a vida deles.

São pessoas diferentes? Sim, são, mas só na maneira como comunicam e como vivem as situações da vida, em tudo o resto, são iguais a nós que, graças a Deus não temos qualquer problema.

Na minha perspectiva foi uma actividade com muito sucesso, porque nós, alunos, ficamos tão interessados no eu aquelas pessoas nos vieram dar a conhecer, que uma semana depois, na minha turma ainda falamos em língua gestual.

2 comentários:

  1. é muito bom ler estas palavras sábias de quem irá no futuro ter oportunidade de marcar a diferença, não por ser diferente mas sim por lutar para que todos tenhamos o direito de ser diferentes e respeitados nessa diferença.

    obrigado pelas vossas palavras

    ResponderEliminar
  2. Fico muito contente por saber que os teus colegas e tu gostaram. o mais importante da tua reflexão, é que ficaste diferente... Pois somos todos iguais...
    Obrigada

    ResponderEliminar